sábado, 17 de janeiro de 2015

Carregando "malas"de crenças...




Quando casamos , cada um entra no relacionamento carregando uma "mala" de experiências -boas e ruins, emoções, reações, atitudes aprendidas no passado, desde criança.
Tudo que foi vivenciado com os pais, principalmente.
E quando vão começar a vida à dois, dependendo dos momentos, crises, experiências que vão tendo juntos, cada um vai começar a "abrir" suas malas e puxar suas crenças, tudo que ficou impregnado na mente, bem lá no fundo.
Cada marca, cada detalhe que marcou negativamente, principalmente.
E isso vai acabar ditando tuas reações...
E aí, começam os conflitos!
E os sustos...
E as decepções...
E as frustrações...
As mágoas...
As tristezas...
E na maioria das vezes, falta bom senso, sabedoria, inteligência e muita boa vontade para procurar entender o que está acontecendo.
Falta o discernimento para olhar para o outro e entender o por quê de suas reações...
Muitas vezes falta conhecer o outro de verdade, perceber detalhes na personalidade, sem gerar expectativas irreais sobre o outro. Ou seja, entender o outro!! sem julgar e querer a mudança imediata do cônjuge..entender que o que ele traz consigo são marcas de uma vida inteira..e vai precisar de paciência, muito amor (aquele amor que não cobra, mas que aceita e espera)...e entender também que VOCÊ trouxe essa "mala" de crenças também, e que da mesma forma como você espera mudanças
e atitudes sensatas, ele também vai esperar de você.
É preciso ter a capacidade de entender que vocês vão precisar se ajustar..e isso leva tempo, determinação e ainda, muito amor.
Ter sabedoria para evitar o ringue, a luta, a briga! As discussões tolas, que só levam a gritos, às vezes violência,...aquele desejo de sempre sair ganhando.
É necessário equilíbrio e, se um não tem, você pode buscar pelos dois.
Às vezes leva tempo para começar os conflitos(talvez porque um dos dois, senão os dois, estejam evitando mostrar quem são realmente..mas isso uma hora ou outra vai "estourar")... ninguém consegue manter a aparência por muito tempo.
É um preço caro demais você não poder ser quem é realmente, pra manter algo...ou não querer mostrar o que trouxe nas "malas"...todos nós trazemos crenças dentro de nós, e na maioria das vezes são fortes, e num momento difícil elas virão à tona.
O que você carrega vai aparecer nos pequenos detalhes do dia a dia, na forma como se comunica, como reage, na maneira como estabelece tua intimidade com o outro(intimidade aqui é a  capacidade de conhecer e se deixar conhecer- tudo) ...as expectativas sobre o outro, os boicotes, as birras, na maneira como se permite e permite ao outro individualidade...na disposição em fazer parte da vida do outro ou não...enfim, na maneira como encara a vida a dois.
Se houver entendimento do quanto isso é sério e afeta um relacionamento, você vai estar protegendo seu casamento, sua vida,e a vida de seu cônjuge.
Não tenha medo de olhar bem dentro dessas "malas" ...
Tire tudo que não é mais necessário...
Arrume o que for preciso...
Jogue fora crenças que despertam em você o passado, momentos ruins, coisas que não podem ter o direito de ditar teu futuro!!!!
bjão e cuide do seu casamento..




quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Autoestima e Amor próprio...


Autoestima: é o valor que você dá a si mesmo. 
Valor ao que faz, ao que é, ao seu corpo, a sua vida profissional, emocional, afetiva 
É a maneira como sente satisfação com relação à si mesmo e tudo que estiver relacionado a você.
O amor que sente por sua vida e a forma como vive..
Por isso, autoestima alta e amor próprio andam juntos!
Uma pessoa com autoestima baixa, está sempre procurando aceitação e aprovação dos outros.
Precisa que olhem para ela, que a amem, que a reconheçam...
Faz de tudo para a outra pessoa. Quer ser aceita de qualquer jeito. Se dá de uma forma exagerada, esperando o mesmo. E acaba sempre se deixando de lado, desconhecendo seus próprios desejos, suas vontades, muitas vezes deixando de lado a necessidade de se conhecer para conhecer e servir o outro.
Pouco sabe ou presta atenção em seus sonhos, porque precisa conhecer os sonhos do outro.
Tem uma necessidade de se sentir segura e busca sempre a segurança no outro. 
Se não conseguir, perde o chão.
Aquela pessoa que sempre está fazendo tudo para os outros, porque acha que assim vai ser mais amada, mais aceita...
E assim, acaba sempre frustrada, chateada, insegura, infeliz...
muitas vezes nem sabe direito o que quer da vida, como quer as coisas, pois aceita tudo como os outros querem ou fazem, para agradá-las.
É uma situação horrível , que precisa ser modificada.É preciso tomar uma atitude e mudar a forma como enxerga a vida e principalmente...como se enxerga!!!
Agradar as pessoas deve ser algo feito porque vem de dentro de você a necessidade de exteriorizar o quanto se sente bem consigo e porque isso faz sentido para você. Nunca porque acha que assim vão gostar mais ou menos de você, ou vão te aceitar melhor.
E lembrar sempre que esse "se amar", desenvolver este amor próprio e se conhecer melhor do que conhece ao outro, não é ficar "se achando" , querendo ser mais ou melhor que os outros. 
É saber seus limites, respeitar o dos outros, se conhecendo a ponto de não precisar ficar mendigando atenção, nem amor, nem carinho, nem nada de ninguém... se colocar numa posição de se dar valor a ponto de não ter que ficar invadindo a vida do outro , cobrando coisas como atenção e reconhecimento.
Tudo sempre dentro de princípios de equilíbrio, sabedoria, inteligência. 
Quando sei quem sou, quando gosto de mim mesma, não preciso ficar "me empurrando" goela abaixo dos outros, me impondo na vida de ninguém, nem implorando a permanência de ninguém na minha vida!!!!
Então...
Procure olhar para si mesmo, preste atenção, seja honesto consigo mesmo, veja quem você é...
Procure entender o que sente, o que gosta de verdade, o que te faz bem, ...
Saiba o que quer da vida, onde quer chegar...
Saiba lidar com o que sente: raiva, alegrias, perdão,medos, vontades...
Assuma a responsabilidade por sua vida! Não fique querendo se escorar nos outros, ou jogar no outro suas culpas ou fracassos, etc...muito menos jogar para o outro a responsabilidade de você viver bem.
Seja inteiro nas suas decisões , nas suas escolhas...
Nunca fique em posição de coitadinho, de autocomiseração...
Crie momentos bons, de alegria,curta seu tempo, sua vida.
Se olhe no espelho com carinho, goste de si mesmo!!! Melhore o que precisa melhorar..sempre!!!
Pense coisas boas a seu respeito! declare em todo tempo palavras boas a respeito da tua vida, tuas conquistas, teus sonhos, ..sobre você mesmo.
Crie um ambiente de paz, de alegria, de confiança..mesmo em meio aos momentos difíceis.
Enfim....acredite em você!!! Se goste!!!!
....você é responsável por manter sua autoestima alta!!! lembre sempre disso....e não os outros.

Bjão ..lembrando sempre que Deus nos disse: Ame ao teu próximo..como a ti mesmo!!!ou seja, preciso me amar primeiro pra saber amar ao outro.